Curso de Informática

A Oficina de informática, oferecida à população desde 2009, é dividida em módulos básicos que servirão para os nossos atendidos se inserirem no mercado de trabalho ou posterior formação continuada. Os diversos módulos, dispostos ao longo do ano, promovem ferramentas interativas que possibilitam aos atendidos possuírem múltiplos conhecimentos, tornando-se competitivos no mercado de trabalho.

No Clube de Mães Novo Recreio trabalhamos com a plataforma Linux seguindo a filosofia do Software Livre, a qual visa o espírito de liberdade e não o lucro. Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

 

 

Apesar de se utilizar o sistema operacional Linux, a nossa Oficina de Informática conceitua a plataforma Windows, assim, os atendidos encerram os módulos com noções básicas das funcionalidades e noções avançadas em relação à manipulação de arquivos e documentos no sistema. Além disso, os atendidos têm noções básicas sobre a suíte de aplicativos de escritório da Microsoft, o Office.

Aplicativos de escritório

 

 

Na Oficina, os adolescentes têm, em formato modular, aulas com os aplicativos de edição de texto, apresentações e planilhas eletrônicas. O LibreOffice é uma potente suíte de escritório; sua interface limpa e suas poderosas ferramentas libertam sua criatividade e melhoram sua produtividade. O LibreOffice incorpora várias aplicações que a tornam a mais avançada suíte de escritório livre e de código aberto do mercado. O processador de textos Writer, a planilha Calc, o editor de apresentações Impress, a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco de dados Base e o editor de equações Math são os componentes do LibreOffice.

 

Manutenção Básica de Computadores

 

 

Ao longo do curso, os jovens têm as noções básicas para promover a manutenção do hardware das máquinas de maneira que podem promover a geração de renda a partir doconhecimento adquirido. O conteúdo desse módulo, que se estende pelo ano do curso, aborda: Montagem de computadores, Periféricos integrados, Funcionamento interno, Peças do computador, Diferenças entre os equipamentos, Gerenciamento de energia, Problemas frequentes em estações de trabalho, além da apresentação à profissão técnico de hardware.

Como treinamento os jovens praticam periódicamente a manutenção das estações de trabalho do laboratório de informática praticando a limpeza interna e externa, retirada dos componentes básicos e inserção de novos, conhecer instrumentos utilizados durante a manipulação da máquina além da formatação dos sistemas presentes nas máquinas.