Histórico da Instituição

A Associação Clube de Mães Novo Recreio, Instituição sem fins lucrativos, iniciou seu trabalho social por volta de 1998, no ano de 2000 sua documentação foi registrada oficialmente no 1º Cartório de Registro de Guarulhos.

Inicialmente os participantes do quadro de dirigentes foram compostos por alguns moradores junto a Presidente Fundadora Sra. Maria Aparecida Gomes Clementino.

Na época a região provia de pouca infraestrutura, as residências no bairro eram de pequeno porte, sendo uma região de alta vulnerabilidade social, poucos comércios, alguns bares, um mercadinho e algumas igrejas. A população local lidava com a falta de água, energia, correios, telefonia, transporte público e posto médico. A Presidente e sua equipe mobilizaram a população pleiteando esses serviços junto aos órgãos públicos, ao mesmo tempo, buscando parcerias com a Prefeitura de Guarulhos para beneficiar com projetos o bairro e seus moradores. Uma das primeiras mobilizações realizadas pela equipe foi pleitear junto ao SAAE, água encanada e esgoto, em seguida foram em busca da regularização de energia para suas casas. Buscando por mais melhorias seguiram para uma nova empreitada junto a Secretaria de Saúde de Guarulhos, para trazer uma UBS (Unidade básica de saúde), pois, nenhum posto queria atender ou vacinar as crianças do NOVO RECREIO, então para fazer um levantamento da situação atual da região.

No ano de 2003 o Clube de Mães Novo Recreio, teve sua primeira parceria com a Secretaria de Educação de Guarulhos, conveniando duas salas de aula do Mova e a primeira Unidade de Creche de Educação Infantil.

No ano de 2004 foi inaugurada a segunda Unidade Creche Educação.

No ano de 2009 nasce o Projeto social da ideia de oferecer um espaço saudável de integração social e educação de base. Atuando no atendimento familiar, respondendo à demanda local de apoio social às famílias, em busca de autonomia e melhorias da condição sócio financeira, desenvolvendo cursos para geração de renda e capacitação.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social atende, até hoje, cerca de 200 famílias em articulação com o Centro Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Acácio.

No ano de 2015 é inaugurada a terceira Unidade de Creche Educação Infantil, com atendimento atual de 97 crianças na faixa etária de seis meses aos 3 anos 11 meses e 29 dias em creche, e 4 anos 11 meses e 29 dias em pré-escola.

Durante os anos seguintes foram realizadas as regularizações da infraestrutura local: água, energia, esgotos, pavimentação das vias com bloquetes, transporte e outros. A instituição sempre esteve preocupada com as questões sociais do bairro, atuando com vários projetos relacionados à assistência social e educação, visando atender às necessidades locais não supridas pelo poder público diretamente.

No ano de 2022 é inaugurada a quarta Unidade de Creche Educação Infantil, com atendimento atual de 147 crianças na faixa etária de seis meses aos 3 anos 11 meses e 29 dias em creche, e 4 anos 11 meses e 29 dias em pré-escola.

Ainda no ano de 2022, também é inaugurada a quinta Unidade de Creche Educação Infantil, com atendimento atual de 149 crianças na faixa etária de seis meses aos 3 anos em regime de creche.